sábado, 20 de maio de 2017

Dia do museu celebrada na praia



Dia dos Museus é celebrado este ano sob o lema “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível”, e será assinalado com uma visita guiada ao sítio, à qual se integra uma programação cultural no Museu de Arqueologia da Cidade da Praia.

Com o tema escolhido este ano para assinalar a efeméride, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), quis lançar uma reflexão sobre o papel dos museus na reconciliação das comunidades e na sociedade em geral.

Para comemorar a efeméride, em Cabo Verde, segundo diretora dos Museus do Instituto do Património Cultural (IPC), Eugénia Alves, atividades consistem no Museu da Arqueologia da Praia e Centro Cultural Museu da Ilha do Sal, que vão desde a dança, música, visitas guiadas, palestras, entre outras.

A nível dos museus tutelados pelo IPC constam para hoje, uma atividade que vai decorrer no Museu de Arqueologia da Praia, que vai contar com uma visita guiada dos idosos do Centro Dia da Câmara Municipal da Praia e dos alunos dos liceus.

Conforme explicou, a atividade intitulada “Bascudja Raiz” (procurar as raízes), tem como objetivo dar a conhecer aos visitantes a história de Cabo Verde.

Na cidade da Praia as celebrações relativas ao dia vão culminar no dia 25 de Maio com uma conferência que colocará ênfase no tema escolhido este ano para as celebrações do Dia Internacional do Museu, destinada apenas para os técnicos do IPC e convidados, que vão debater temas como “Museu e Identidade”, “Educação no Museu”, “Políticas Públicas para os Museus em Cabo Verde” “Museus e novas tecnologias”, entre outros.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas atividades.

Sob a responsabilidade do IPC, Cabo Verde conta com o Museu Etnográfico e Museu de Arqueologia (Cidade da Praia), Centro Cultural Museu Norberto Tavares e Museu de Tabanca (Santa Catarina – Assomada e Chã-de-Tanque, respetivamente).

Ainda na ilha de Santiago existe ainda o Museu da Resistência no Tarrafal, que está indelevelmente ligado à histórica luta de libertação nacional das ex-colónias de Portugal em África.

Sem comentários:

Enviar um comentário