quinta-feira, 11 de maio de 2017

Saúde uma" prioridade" na vida das pessoas




O dia dos enfermeiros assinala no dia 12 de Maio, no âmbito desta comemoração foi realizada uma palestra promovida pela faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Uni-CV, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre “ Regulação de Saúde”, que foi enunciada pelo consultor da OMS Jorge Simão.

 Para o representante da OMS, Mariano Salazar  Castellom ,as autoridades têm que saber que a regulação é uma ferramenta de modificação. Não se trata de regular por regular, mas sim de regular para reformar e modernizar, para que os sistemas nacional e local de saúde cumpram com os desafios, defendeu, que é preciso “priorizar as pessoas”, colocando-os no centro da agenda de produção dos serviços.

Salientou ainda que as autoridades reguladoras da saúde, devem apostar na “eficiência” e “qualidade” do atendimento, assim como, promover a participação das pessoas no sector da Saúde, pois, tal constitui um produto social.

A responsável pela regulação da saúde em Cabo Verde, Carmem Martins,  por sua vez, adiantou que no que diz respeita à modernização deste sector, o Governo está consciente da necessidade de “alteração da lei”, tendo em conta as demandas sociais, por isso, segundo ela, possui em agenda um conjunto de iniciativas para melhorar o mesmo.

“É necessário arrumar a casa, porque o que está no centro são os cuidados de saúde para o cidadão cabo-verdiano e para quem visita Cabo Verde”, sustentou, acrescentado que em Junho próximo, vão apresentar os resultados deste assunto, que vem sendo desprendido há algum tempo.

Anteriormente a esta palestra intitulada “Regulação em Saúde”, já estiveram em Cabo Verde consultores internacionais que fizeram avaliação sobre a saúde no país.

Em outras atividades económicas, o livre funcionamento dos mecanismos de mercado pode garantir, à partida, “resultados satisfatórios”, mas, segundo Jorge Simão, esse não é, frequentemente, o caso da prestação de cuidados de saúde, por várias características que genericamente se designam por falhas de mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário